news

Certificados Digitais de Segurança SSL

MAIS SEGURANÇA?
MELHOR POSICIONAMENTO NO GOOGLE?

A fim de tornar a experiência de navegação dos utilizadores cada vez mais segura, a Google começou a identificar os sites inseguros, ou seja, aqueles que não possuem um Certificado Digital, mas cuja segurança de dados possa estar comprometida.

A mensagem “não seguro” fica assim visível na barra de endereço, ao lado do URL, indicando ao visitante que se trata de um site não confiável uma vez que a troca de informações é vulnerável e está sujeita a fraudes.

O meu site é apresentado como “não seguro”?

Realizámos testes aos sites do nosso portfolio e poderão verificar que esta informação não aparece, pois não recolhemos nem armazenamos dados de utilizadores/visitantes/clientes (o pressuposto de “segurança de dados possa estar comprometida”, não se verifica).

Quanto ao posicionamento, verificámos que continuam bem posicionados, inclusivé na primeira página e adaptados a todos os dispositivos móveis.

Apesar de realizarmos sites de tecnologia/programação avançada, inclusivé lojas electrónicas e plataformas de elearning, esses já têm certificados de segurança SSL (Comodo Secure).

Nos nossos standards/padrão não aparece esta mensagem, pois, quanto a:

Pagamentos por cartão de crédito – Não os utilizamos em sites padrão » o google, até ao momento, não bloqueou os sites não os considerou com risco de segurança. Podem ser visitados normalmente só que em vez de aparecer antes do domínio o https:// , surge o habitual http://
Autenticação do utilizador com login e password – Não os utilizamos em sites padrão
Formulários de contacto – Não os utilizamos em sites padrão e os poucos sites que ainda têm esta funcionalidade, apesar de não haver risco de segurança, vão ser actualizados e será retirada esta funcionalidade até o cliente optar por colocar um certificado de segurança
Download da base de dados de clientes – Nos sites que criamos e alojamos para os nossos clientes, não existem base de dados dos seus clientes online, o mesmo acontece nos nossos próprios sites, host/servidor/webserver
Dados financeiros – Nos sites que criamos e alojamos para os nossos clientes, não existem base de dados financeiras, em local algum online, nos sites não existe essa informação disponível nem para recolha deste tipo de dados
Chat online – Nos sites standard/padrão que criamos e alojamos para os nossos clientes, não colocamos chat onlines

Contudo, caso os nossos clientes pretendam colocar todas as funcionalidades acima referidas, aconselhamos a aquisição do o certificado de segurança no seu site e respectivo domínio.

O valor que cobramos anualmente são desde 30 euros (configurações, manutenção e renovação anual do certificado ssl que colocará no endereço https:// em vez do simples http:// ).

Valores de 30 euros anuais em sites standard/padrão que podem chegar a 250 euros ou mais para lojas electrónicas e plataformas de elearning.

Estes valores são actualizados aos preços de mercado, de acordo com serviços que vendam os certificados digitais aos quais acresçam as configurações e actualizações.

Fontes Oficiais do Google:

Google Blog de Segurança
Google Blog – Ranking
Google – Suporte